15.8.05

Bahia - 2004

Fui para a Bahia em 2004, junto com dois amigos, Almir e Renato. Passamos por Barra Grande e Morro de São Paulo. Demos uma rápida volta por Salvador. Ainda quando estava lá, tive a idéia de escrever um diário romantizado da viagem - talvez pelo furor que o tal filme do Che Guevara, do Walter Salles, me causara um pouco antes. O resultado ainda não saiu, já que a idéia inicial era escrever um livro sobre o assunto.

Quem sabe o blog não me anima a continuar.

A idéia básica era a seguinte: tirei algumas fotografias durante a viagem. Como tenho mania de experimentalismos literários, essa coisa incontrolável e seriamente desmotivadora de querer inventar algum tipo de artíficio literário inovador, decidi que o relato seria baseado nestas mesmas fotografias. Para cada uma, um capítulo, que pretende começar com uma descrição da fotografia que encaixilha (prefiro encaixilha a emoldura, os simplistas que me desculpem) a ação. A partir da fotografia, o capítulo se desenrola.

Não tenho, ainda, as fotografias em meio digital. Por isso, a minha primeira fotografia é de Salvador, que a Rê tirou quando foi neste ano. O texto já tem umas 30 páginas, mas ponho só os 3 primeiros parágrafos (as pessoas, hoje em dia, não querem ler textos muito compridos).

Os posts sempre indicarão "Bahia - fotografias de uma viagem". Os capítulos, como já disse, serão divididos em fotografias.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Só não precisava diminuir os simplistas para exaltar o seu vasto vocabulário, ficou parecendo um ato de auto-afirmarção, você não precisa disso!!

Bjos

11:03 AM  
Blogger Pedro Campos said...

Ah! Mas não diminui não. Eu até me desculpei (acho, aliás, que é um erro considerar a palavra 'simplistas' como algo pejorativo). O tom que eu quis dar era justamente, Olha, eu sei que muita gente não vai gostar, mas eu vou pôr encaixilhar (e não dava para explicar no meio do texto a razão para tanto).

Mas já que vem a oportunidade, explico o porquê: 'enquadrar' remete a uma idéia de pôr bordas, descuidando do meio, do centro, da frente e de trás. O encaixilhar me lembra envolver em uma caixa a coisa inteira. Tudo. Centro, canto, borda, figura, auxiliares. Tudo. Por isso eu pus.

É ou não é mais bonito?

Bjos

11:15 AM  
Anonymous Anônimo said...

Não se isente dizendo "Eu até me desculpei" pois é patente que há uma forte irônia nessa "humilde" evasiva.
Evite usar esse tipo de subterfúgio barato para se justificar.

Bjoos

PS: é mais bonito sim...

3:17 PM  
Blogger Pedro Campos said...

Então estamos combinados: é mais bonito. Bjo

5:03 PM  
Anonymous Anônimo said...

Se me permitem entrar na discussão, sem saber se sou simplista ou não, "encaixilhador" ou "enquadrista", curioso que o uso da palavra, acompanhada da ressalva, também despertou minha atenção, antes pela ressalva do que pela palavra, pois se a prefere deve o autor usá-la sem justificativas, pois do contrário arrisca induzir o leitor a concluir que a usou, de fato, para exaltar o seu próprio vocabulário.

7:01 PM  

Postar um comentário

<< Home